quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Crédito da foto e da receita: The Scootabaker (foto) e Bon Appétit by Epicurious (receita) BARRA DOCE CONFEITARIA





Para fazer o "Lemon-Coconut Bar", você irá precisa de:

Para a massa:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de açúcar
- 1/4 de colher de chá de sal
- 3/4 de coco ralado doce torrado e frio
- 6 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada

Para o recheio:
- 3/4 de xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 1/4 de xícara de suco de limão
- 1 colher de sopa de raspas de limão
- 1 colher de chá de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- pitada de sal
- 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro

Primeiro prepare a massa. Pré-aqueça o forno em 180°C e usando uma forma de alumínio quadrada de 20cm com fundo falso (para facilitar, mas pode ser a com fundo fixo), forre o fundo com papel manteiga, deixando sobrar um pouco nas lateriais e passe um pouco de manteiga para untar o papel. Em um processador, misture a farinha, o açúcar e o sal, depois adicione o coco e a manteiga, batendo até a massa ficar homogênea e firme. Desligue o processador, tire a massa e junte tudo para formar uma bola. Coloque a massa na forma e pressione por todo o fundo, deixando toda ela com a mesma altura. Leve ao forno por cerca de 25 minutos até ela dourar levemente.

Enquanto assa, você prepara o recheio. Misture no processador ou no liquidificador o açúcar, os ovos, o suco de limão, as raspas de limão (veja dica abaixo para fazer as raspas), a farinha, o fermento e uma pitada de sal, até virar um creme grosso. Coloque o recheio sobre a massa já assada e volte ao forno, deixando assar até dourar um pouco e o recheio também estiver assado, o que vai levar uns 30 minutos. Quando estiver pronto, tire do forno, deixando esfriar, para cortar. Corte em 9 ou 16 quadradinhos e por cima polvilhe açúcar de confeiteiro. Você pode armazenar geladeira por até 5 dias, guardando em um recipiente fechado.

A dica das raspas de limão é uma que a Rita Lobo deu no livro "Cozinha de Estar" e é a seguinte: coloque um filme plástico sobre lado do ralador que você vai usar e rale o limão. Depois de ter a quantidade de raspas que você precisa, tire o filme plástico do ralado, que estará com grande parte das raspas, que geralmente ficam presas no ralador, colocando as raspas em um pires ou tirando com uma colher. Essa dica é ótima, pois você consegue aproveitar melhor elas, além do mais, ajuda bastante na limpeza do ralador.

*

Atenção para a lista de compras:

- farinha de trigo
- açúcar
- sal
- coco ralado (disponível apenas na nossa loja física)
- manteiga sem sal
- ovo
- limão
- fermento em pó (disponível apenas na nossa loja física)
- açúcar de confeiteiro (disponível apenas na nossa loja física)

Crédito da foto e da receita: The Scootabaker (foto) e Bon Appétit by Epicurious (receita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário